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Indicadores de Governo Electrónico

Nesta página é definido o quadro de principais indicadores de Governo Electrónico com base nos indicadores do Centro de Pesquisas de Tecnologias de Informação e Comunicação (CETIC) e indicadores do Indice de Serviços Online local (LOSI), definidos pela UNDESA e Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV).

O INTIC tem parcerias com a UNDESA e a UNU-GOV no âmbito da implementação do projecto LOSI que tem um quadro de indicadores de Governo Electrónico nas Subcategorias de estrutura institucional, oferta de conteúdos, Participação Electrónica, prestação de serviços e tecnologia.

Análise de indicadores de Governo Electrónico

Apresenta-se a análise dos indicadores de Políticas e Regulamentação de TIC dos quadros de indicadores das seguintes entidades:

Universidade da Nações Unidas (UNU-EGOV)

A tabela 30 apresenta o quadro de indicadores na categoria de principais indicadores de Governo Electrónico do projecto LOSI, distribuídos de acordo com a tabela abaixo.

Tabela 30: Indicadores Governo Electrónico da UNU-EGOV Fonte: UNU-EGOV

O quadro de indicadores da UNU-EGOV apresenta 86 indicadores distribuídos em cinco subcategorias: estrutura institucional (10), oferta de conteúdo (25), prestação de serviços (18), participação e aliciamento (17) e tecnologia (18).

A dimensão da subcategoria de estrutura institucional se concentra na estratégia de governo electrónico municipal, estrutura organizacional, legislação que rege o acesso à informação e privacidade e política de dados abertos.

A subcategoria de oferta de conteúdo, o objectivo é identificar até que ponto as informações e recursos públicos essenciais estão disponíveis online.

A subcategoria de prestação de serviços, com foco na disponibilidade e entrega de serviços governamentais direccionados.

A subcategoria de participação e aliciamento, avalia a disponibilidade de mecanismos e iniciativas para interacção e oportunidades de participação pública em estruturas de governança local

A dimensão da subcategoria de tecnologia se concentra em recursos técnicos dos portais para especificar como o site e o conteúdo são disponibilizados para os usuários; indicadores relevantes se relacionam a factores como acessibilidade, funcionalidade, confiabilidade, facilidade de navegação, apelo visual e alinhamento com padrões de tecnologia web.

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC)

A tabela 31 apresenta o quadro de indicadores no âmbito do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), com 32 indicadores de Governo Electrónico em 6 subcategorias, sendo 5 similares as da ONU-GOV e uma subcategoria de privacidade e protecção de dados adicional do CETIC, distribuídos de acordo com a tabela abaixo.

Tabela 31: Indicadores de Governo Electrónico do CETIC Fonte:CETIC.br

 

IX. Principais Indicadores de Governo Electrónico

 

Enquadramento Institucional (IF)

1

Prefeituras que possuem website

2

Prefeituras com documento formalmente instituído de planejamento de Tecnologia da Informação, por tipo

3

Prefeituras que exigem login ou cadastro para acessar algum serviço online, por forma de cadastroPrefeituras que exigem login ou cadastro para acessar algum serviço online, por forma de cadastro

4

Prefeituras que exigem login ou cadastro para acessar algum serviço online, por forma de cadastro

5

Prefeituras com área ou Departamento de Tecnologias da Informação

6

Prefeituras que utilizaram sistemas de informação nos últimos 12 meses, por finalidade

7

Prefeituras com documento formalmente instituído de planejamento de Tecnologia da Informação, por tipo

 

Oferta de Conteúdos (CP)

8

Prefeituras que realizaram pregão electrónico nos últimos 12 meses

9

Prefeituras que disponibilizaram alguma iniciativa de acesso à Internet ao cidadão, por tipo de iniciativa

10

Prefeituras que publicam Internet, por tipo de conteúdo publicado

11

Prefeituras que publicam na Internet, por local de publicação do conteúdo

 

Participação e Aliciamento (EPI)

12

Prefeituras que disponibilizaram formas de contato com o cidadão pela Internet nos últimos 12 meses, por tipo de contato

13

Prefeituras que disponibilizaram ouvidoria online nos últimos 12 meses

14

Prefeituras que possuem perfil ou conta próprios em rede social online

15

Prefeituras que possuem perfil ou conta próprios em rede social online, por tipo de rede social

16

Prefeituras que possuem perfil ou conta próprios em rede social online, por atividades realizadas nas rede sociais online nos últimos 12 meses

17

Prefeituras, por forma de participação do cidadão pela Internet nos últimos 12 meses

 

Prestação de Serviços (SP)

18

Prefeituras, por tipo de serviço disponibilizado no website

19

Prefeituras, por tipo de recurso oferecido ao cidadão no website

20

Prefeituras que realizaram pregão electrónico nos últimos 12 meses

21

Prefeituras que disponibilizaram recursos aos cidadãos por meio de dispositivos móveis nos últimos 12 meses, por tipo de recurso oferecido

 

 

 

Tecnologia (TEC)

22

Prefeituras que possuem centro de operações para monitoramento de situações como trânsito, segurança ou emergência

23

Prefeituras que possuem centro de operações para monitoramento de situações como trânsito, segurança ou emergência, por área de monitoramento

24

Prefeituras, por ações de uso de tecnologias na gestão urbana

25

Prefeituras que publicam na Internet, por local de publicação do conteúdo

26

Prefeituras, por ações de uso de tecnologias na gestão urbana

27

Prefeituras que utilizaram Internet nos últimos 12 meses

28

Prefeituras com acesso à Internet, por tipo de conexão nos últimos 12 meses

 

 

 

Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

29

Prefeituras, por existência de área ou pessoa responsável por procedimentos e políticas para a coleta, o armazenamento ou o uso de dados pessoais ou pela implementação da Lei Geral de Proteção de dados pessoais (LGPD)

30

Prefeituras, por setor da pessoa ou área responsável pelo projecto de implementação da Lei Geral de Proteção de dados pessoais (LGPD)

31

Prefeituras, por oferta de capacitação, curso ou treinamento para os funcionários de tecnologia da informaçào sobre a Lei Geral de Proteção de dados pessoais (LGPD)

32

Prefeituras, por ações relacionadas à Lei Geral de Proteção de dados pessoais (LGPD)

O CETIC apresenta a subcategoria de Privacidade e Protecção de Dados Pessoais que está alinhada a Lei No. 03/2017, de 9 de Janeiro, Lei de Transacções Electrónicas. Esta subcategoria é adoptada para Moçambique com algumas modificações, para a realidade local.

Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD)

De acordo com a tabela 32, a UNCTAD apresenta 6 indicadores no quadro de indicadores de Governo Electrónico, distribuido da seguinte maneira de acordo com a tabela a seguir.

Tabela 32: Indicadores de Governo Electrónico da UNCTAD Fonte: UNCTAD

IX. Principais Indicadores de Governo Electrónico

Estrutura Institucional (IF)

1

Percentagem de órgãos do governo central com presença na Web

Tecnologia (TEC)

2

Serviços onlineselecionados disponíveis aos cidadãos, por nível de complexidade do serviço

3

Percentagem de órgãos do governo central com intranet

4

Percentagem de órgãos do governo central com rede de área local (LAN)

5

Percentagem de pessoas ocupadas em órgãos do governo central que usam o computador regularmente

6

Percentagem de pessoas ocupadas em órgãos do governo central que usam a Internet regularmente

Consta que o quadro de indicadores de Governo Electrónico da UNCTAD tem 6 indicadores distribuídos em duas subcategorias: estrutura institucional (1) e Tecnologia (5).

No quadro de indicadores de agregado familiar da UIT observa-se 6 indicadores que diferem dos do quadro de indicadores do INE.

Indicadores Seleccionados de Governo Electrónico

Na tabela 33 é apresentada a proposta do quadro dos principais indicadores Governo Digital para Moçambique, com 106 indicadores e 6 subcategorias sendo 1 subcategoria adicional (Privacidade e Protecção de Dados Pessoais): 12 (1-12) indicadores na estrutura institucional, dos quais 3 (10-12) adicionais , 24 (13-36) oferta de conteúdos, 17 (36-53) Participação e aliciamento, (54-72) prestação de serviços e 28 (73-101) tecnologia dos quais 10 adicionais, e subcategoria adicional, 4 (102-105) Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.

Neste contexto, Moçambique vai adoptar os principais indicadores de Governo Electrónico da UM-EGOV e indicadores adicionais do CETIC e UNCTAD, como também a subcategoria adicional de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, distribuídos de acordo com a tabela a seguir.

Tabela 33: Quadro de Indicadores de Governo Electrónico propostos para Moçambique