Indicadores de conectividade significativa
Nesta página é definido o quadro de indicadores dos principais indicadores de conectividade significativa, este é um conceito definido pela Alliance for Affordable Internet (A4AI) , a Aliança por uma Internet Acessível situação de plena e efectiva inclusão do cidadão no ecossistema digital. Para indicadores de conectividade significativa define-se um quadro que contém indicadores do INE, SADC, UIT, UNDESA, A4AI e INCM.
Análise de indicadores de Conectividade Significativa
Apresenta-se, a seguir, a análise dos indicadores de Conectividade Significativa dos quadros de indicadores das seguintes entidades:
Instituto Nacional de Estatística (INE)
O INE no Censo 2017 , apresenta um quadro de indicadores de TIC na categoria de Conectividade Significativa composto por 2 indicadores de Acesso e Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste contexto, foram analisados os indicadores de posse e acesso das TIC por parte da população (telemóvel e internet), distribuídos de acordo com a tabela abaixo.
Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC)
Neste capítulo é definido o quadro de indicadores dos principais indicadores de conectividade significativa, este é um conceito definido pela Alliance for Affordable Internet (A4AI) , a Aliança por uma Internet Acessível situação de plena e efectiva inclusão do cidadão no ecossistema digital. Para indicadores de conectividade significativa define-se um quadro que contém indicadores do INE, SADC, UIT, UNDESA, A4AI e INCM.
Análise de indicadores de Conectividade Significativa
Apresenta-se, a seguir, a análise dos indicadores de Conectividade Significativa dos quadros de indicadores das seguintes entidades:
Instituto Nacional de Estatística (INE)
O INE no Censo 2017 , apresenta um quadro de indicadores de TIC na categoria de Conectividade Significativa composto por 2 indicadores de Acesso e Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste contexto, foram analisados os indicadores de posse e acesso das TIC por parte da população (telemóvel e internet), distribuídos de acordo com a tabela 12.
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II. Principais indicadores de Conectividade Significativa |
1 |
Percentagem de indivíduos que possuem um telefone celular |
2 |
Percentagem de indivíduos que usam a Internet, por frequência |
A tabela 13 mostra o quadro de indicadores no âmbito do observatório das TIC da SADC, recomendado como a base de recolha de dados do inquérito das TIC no agregado familiar, e apresenta 2 indicadores de Conectividade Significativa distribuídos de acordo com a tabela abaixo.
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II. Principais indicadores de Conectividade Significativa |
1 |
Percentagem de indivíduos que possuem um telefone celular |
2 |
Percentagem de indivíduos que usam a Internet, por frequência |
3 |
Percentagem da população coberta por pelo menos de uma rede móvel 4G |
No quadro de indicadores de Conectividade Significativa da SADC observa-se 2 indicadores iguais aos indicadores do INE.
União Internacional de Telecomunicações (UIT)
O quadro de indicadores no âmbito da União Internacional de Telecomunicações apresenta 2 indicadores de Conectividades Significativa, de posse e acesso das TIC por parte da população (telemóvel e internet), distribuidos de acordo com a tabela abaixo.
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II. Principais indicadores de Conectividade Significativa |
1 |
Percentagem de indivíduos que possuem um telefone celular |
2 |
Percentagem de indivíduos que usam a Internet, por frequência |
3 |
Percentagem da População coberta por pelo menos um 4G |
No quadro de indicadores de Conectividades Significativa da UIT observa-se 3 indicadores sendo indicadores iguais aos indicadores do INE e SADC e 1 indicador similar ao da SADC.
Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA)
A tabela15 mostra que o Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas apresenta um quadro de indicadores na categoria de Conectividades Significativa, de posse e acesso das TIC por parte da população (telemóvel e internet), distribuidos de acordo com a tabela abaixo.
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II. Principais indicadores de Conectividade Significativa |
1 |
Percentagem de indivíduos que possuem um telefone celular |
2 |
Percentagem da População coberta por pelo menos um 4G |
No quadro de indicadores de Conectividade Significativa no agregado familiar da UNDESA, observa-se 1 indicador igual aos indicadores do INE, SADC e UIT e 1 indicador (Percentagem da População coberta por pelo menos um 4G) igual aos indicadores da SADC e UIT.
Alliance for Affordable Internet (A4AI)
A tabela16 mostra que o Alliance for Affordable Internet defensor do conceito de Conectividade Significativa apresenta um quadro de indicadores de 5 indicadores na categoria de Conectividade Significativa, de posse e acesso das TIC por parte da população (telemóvel e internet). De acordo com A4AI, a conectividade Significativa oferece condições equivalentes de acesso à informação e serviços essenciais para a todos, independente da sua localização geográfica. Assim, os indicadores da A4AI estão distribuidos da maneira mostrada na tabela a seguir
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II. Principais indicadores de Conectividade Significativa |
1 |
Número de indivíduos que possuem um smartphone |
2 |
Número de indivíduos que são usuários diários de Internet |
3 |
Número de Indivíduos com conexão de banda larga ilimitada em casa, no trabalho ou em um local de estudo |
4 |
Número de indivíduos com conexão 4G ou superior por meio de pacote(s) de dados abertos ou sem frenquia limitadara de uso; |
5 |
Número de indivíduos com conexão móvel 4G (ou de geração superior) |
O quadro de indicadores de Conectividade Significativa da A4AI traduz uma série de indicadores que servem de base para a medição da conectividade significativa em um determinado território.
Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM)
A tabela17 mostra que o Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique apresenta indicadores de um estudo derivados do quadro de indicadores na categoria de Conectividades Significativa, de posse e acesso das TIC por parte da população (telemóvel e internet), distribuidos de acordo com a tabela a seguir.
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A4AI |
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INCM |
1 |
Número de indivíduos que possuem um smartphone |
1 |
População de 16 anos e mais com telefone |
2 |
Percentagem da população de 16 anos e mais com telefone, por estado civil |
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3 |
Percentagem da população, por relação de parentesco, segundo área de residência e província |
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4 |
Percentagem da população de 16 anos ou mais que usa telefone celular por condição de frequência escolar |
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5 |
Percentagem da população de 16 anos e mais por nível de ensino completado, |
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6 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa serviços de telefonia móvel, |
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7 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que possui telefone celular por número de telefones activos, segundo idade. |
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8 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que possui telefone celular por número de telefones activos, segundo características seleccionadas |
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9 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa serviços de telefonia móvel, por tipo de operadora que usa com maior frequência |
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10 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que possui telefone celular por número de telefones activos, segundo idade |
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11 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que possui telefone celular por número de telefones activos, segundo características seleccionadas |
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12 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa serviços de telefonia móvel, por tipo de operadora que usa com maior frequência, segundo idade |
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13 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa serviços de telefonia móvel, por tipo de serviço usado |
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14 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa serviços de telefonia móvel por número de cartões SIM activos |
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15 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa serviços de telefonia móvel por número de cartões SIM activos |
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16 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa serviços de telefonia móvel, por número de cartões SIM activos |
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17 |
Distribuição de utilizadores com dois ou mais cartões, por tipo de serviço principal, segundo idade. |
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18 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que partilham o serviço de telefonia móvel por grau de parentesco, segundo idade. |
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19 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que efectuou chamadas de voz nos últimos 30 dias, por valor gasto no uso desse serviço. |
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20 |
Percentual da população de 16 anos ou mais que efectuou chamadas de voz nos últimos 30 dias, por valor gasto no uso desse serviço, segundo idade. |
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21 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que efectuou chamadas de voz nos últimos 30 dias, por valor médio gasto no uso desse serviço, |
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22 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usam os serviços de telefonia móvel, por opinião em relação aos custos de SMS |
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23 |
Percentagem da população de 16 anos ou mais que recebe, que gostaria de receber e a que cancelaria SMS promocionais e de publicidade, segundo idade |
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24 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que não recebe, que gostaria de receber e a que cancelaria SMS promocionais e de publicidade, segundo idade |
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25 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa telefonia móvel por percepção em relação a quantidade de anuncios das operadoras e de carteira móvel. |
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26 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa telefonia móvel por percepção em relação a quantidade de anúncios das operadoras e de carteira móvel segundo idade. |
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27 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa telefonia móvel por sexo e percepção em relação a quantidade de anúncios das operadoras e de carteira móvel |
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2 |
Número de Indivíduos com conexão de banda larga ilimitada em casa, no trabalho ou em um local de estudo |
28 |
Percentagem da população de 16 e mais anos com telefone, por local de trabalho, segundo área de residência e província |
3 |
Número de indivíduos que são usuários diários de Internet |
29 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa serviços de telefonia móvel, por tipo de serviço que usou com maior frequência nos últimos 30 dias |
30 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa serviços de telefonia móvel, por tipo de serviço que usou com maior frequência nos últimos 30 dias, segundo idade. |
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31 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa serviços de telefonia móvel, por tipo de serviço que usou com maior frequência nos últimos 30 dias, segundo características seleccionadas. |
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32 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usou serviços de internet ou dados móveis nos últimos 30 dias, por valor médio gasto no uso desse serviço |
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33 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usou serviços de internet ou dados móveis nos últimos 30 dias, por valor médio gasto no uso desse serviço |
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34 |
percentual da população de 16 anos e mais que usou serviços de internet ou de dados móveis nos últimos 30 dias, por valor gasto no uso desse serviço, |
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35 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que conhece os custos de serviços de telefonia móvel, segundo idade. |
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36 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que conhece os custos de serviços de telefonia móvel |
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37 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usam os serviços de telefonia móvel, por opinião em relação aos custos de CHAMADAS, segundo idade |
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38 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usam os serviços de telefonia móvel, por opinião em relação aos custos de MEGAS, |
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39 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa os serviços de telefonia móvel, por opinião em relação aos custos de serviços, segundo idade. |
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40 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa os serviços de telefonia móvel, por sua opinião em relação ao custo |
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41 |
Percentagem de utilizadores com preferência de receber por SMS a tabela de preços da sua operadora |
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42 |
Percentagem da população por número de vezes que recarregou o celular nos últimos 30 dias anteriores ao inquérito |
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43 |
Percentagem da população por número de vezes que recarregou o celular nos últimos 30 dias anteriores ao inquérito, segundo idade |
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44 |
Percentagem da população por número de vezes que recarregou o celular nos últimos 30 dias, segundo |
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45 |
Percentagem da população utilizadora de serviços de telefonia móvel que tem escutado serviços de audio segundo Idades |
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46 |
Percentagem da população de 16 anos e mais por sexo e tipo de serviços audio usados com maior frequência segundo idade |
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47 |
Percentagem da população de 16 anos e mais por tipo de serviços audio usado com maior frequência |
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48 |
Percentagem da população de 16 anos e mais por sexo e tipo de plataforma de videos que baixa com maior frequência segundo idade |
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49 |
Percentagem da população de 16 anos e mais por tipo de plataforma de videos que baixa com maior frequência segundo características seleccionadas |
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50 |
Percentagem da população de 16 anos e mais por sexo e tipo de serviços de mensagens que usa com maior frequência segundo idade |
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51 |
Percentagem da população de 16 anos e mais por tipo de serviços de mensagens que usa com maior frequência |
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52 |
Percentagem da população de 16 anos e mais por sexo e tipo de redes sociais que usa com maior frequência segundo idade. |
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53 |
Percentagem da população de 16 anos e mais por tipo de redes sociais que usa com maior frequência |
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54 |
Distribuição da população de 16 anos e mais, que faz chamadas internacionais com serviços de telefonia móvel. |
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4 |
Número de indivíduos com conexão 4G ou superior por meio de pacote(s) de dados abertos ou sem frenquia limitada de uso; |
55 |
Percentagem da população de 16 anos e mais, que faz chamadas internacionais usando serviços de telefonia móvel, por meios usados, segundo idade. |
56 |
Distribuição da população de 16 anos e mais, que usa serviços de telefonia móvel, por chamadas internacionais efectuadas e meios usados, |
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5 |
Número de indivíduos com conexão móvel 4G (ou de geração superior) |
57 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa telefonia móvel por avaliação da qualidade de chamadas |
58 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa telefonia móvel por avaliação da qualidade de chamadas segundo idade |
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59 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa telefonia móvel por avaliacao da qualidade de chamadas |
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60 |
Percentagem da população de 16 anos e mais que usa telefonia móvel por avaliacao da qualidade de internet. |
A4AI define quatro dimensões mínimas para aferir a conectividade significativa (i) velocidade da conexão; (ii) dispositivos; (iii) pacote de dados; e (iv) frequência de uso; e indica que há conectividade significativa quando o usuário tem velocidades semelhantes às da tecnologia móvel 4G no smartphone que possui, com uso diário de um ponto de acesso ilimitado em algum lugar como casa, trabalho ou local de estudo.
O estudo realizado pelo pelo Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique, refere-se a estrutura de indicadores da UIT e está alinhada ao quadro de indicadores de Conectividade Significativa da A4AI e permite ser derivada em um conjunto grande de indicadores que servem de base para a medição da conectividade significativa com indicadores resultantes abaixo apresentados.
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II. Principais indicadores de Conectividade Significativa |
1 |
Número de indivíduos que possuem um smartphone |
2 |
Número de indivíduos que são usuários diários de Internet |
3 |
Número de Indivíduos com conexão de banda larga ilimitada em casa, no trabalho ou em um local de estudo |
4 |
Número de indivíduos com conexão 4G ou superior por meio de pacote(s) de dados abertos ou sem frenquia limitadara de uso; |
5 |
Número de indivíduos com conexão móvel 4G (ou de geração superior) |
O quadro de indicadores de Conectividade Significativa da A4AI traduz uma série de indicadores do estudo do INCM que servem de base para a medição da conectividade significativa no caso de Moçambique.
A Conectividade Significativa ajuda os decisores políticos a desenvolverem metas claras não só para colocar mais pessoas online, mas também para garantir a qualidade da ligação aos utilizadores que permanecem subconectados ou excluídos das oportunidades digitais.
Indicadores Seleccionados de Conectividade Significativa
A tabela 19 apresenta a proposta do quadro de indicadores de Conectividade Significativa para Moçambique resultante da base de indicadores do quadro do INE e indicadores adicionais dos quadros de indicadores de Agregado familiar da SADC, UIT, UNDESA, CETIC e UNCTAD.
Tabela 19: Quadro de indicadores de Conectividade Significativa para Moçambique