Ranking Mundial e Índices de Avaliação
Nesta página é apresentada a avaliação de Moçambique no Ranking Mundial comparativamente aos Países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e os da Comunidade dos Países da Lingua Portuguesas (CPLP) em África.
Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação
Tendo em conta, o Relatório Global sobre o Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, Moçambique comparativamente aos Países da SADC e os da CPLP necessitam de melhorias nesta área de TIC para impulsionar o crescimento económico e social, e promover o bem-estar da população.
De uma forma geral, nota-se que Moçambique deve e tem que evidenciar esforços para melhorar em todos parâmetros, com enfoque em infraestruturas, ambiente macroeconómico, ensino superior e formação. Como se pode verificar na figura abaixo nos encontramos na 136º posição em relação aos 137 países que compõem o Índice de Competitividade.

Nota-se ainda, que os maiores factores que retardam o investimento, isto é, problemáticos para fazer negócios em Moçambique são a corrupção, acesso ao financiamento e a burocracia governamental ineficiente seguido da AÁfrica do Sul no 61º lugar, Botswana 63º, e pela Namíbia na posição 90. Encontramos os restantes Países como Lesotho (131), Malawi (132) e Moçambique (136), nas últimas posições do Ranking

Ranking da CPLP
Na tabela abaixo é possível observar que Moçambique ocupa uma vez mais, a última posição depois de Cabo Verde, que nestes últimos anos tem crescido muito na área de Tecnologias de Informação e Comunicação. Analisando a pontuação dos países no Ranking da CPLP a liderança vai para Portugal ocupando a posição 42º, seguido de Brasil na posição 80º. É de salientar que, os restantes países membros da CPLP, como Angola, Timor-leste, Guiné-Bissau e São Tomé e Principe não foram avaliados no presente Ranking de acordo com o Relatório Global de Competitividade 2017-2018.

Portanto, no Ranking dos Países da África, Moçambique encontra-se na última posição (136ª) entre vários países africanos que compõem o Índice Global de Competitividade, que é liderada pelas Maurícias que se encontra na 45ª posição